Base do Condado

Algumas pessoas teem uma idéia equivocada em relação à prestação de socorro, acham que após um acidente a melhor forma de ajudar a vitima é levando-a de todo jeito e o mas rápido possível para o Hospital. Infelizmente tal procedimento é errado, ao mexer na vitima quem esta ajudando pode causar um dano muito maior. É preciso realmente esperar o resgate, pois retirar a vitima com segurança do local vai depender de equipamentos adequados que estabilizem por exemplo a coluna cervical e manobras especificas que visam causar o menor dano possivel.

Visitantes

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Dica de saúde: Insuficiência Cardíaca



Severino Junior: Estudante de enfermagem e Técnico de enfermagem / Socorrista do SAMU do Condado-PE


Insuficiência Cardíaca



A Insuficiência Cardíaca ( IC ), e uma síndrome e um estado fisiopatológico, no qual o coração não consegue bombear de forma eficaz sangue para todo o corpo. A IC continua sendo um enorme problema se saúde publica no novo milênio. A população em processo de envelhecimento continua crescendo em todo o mundo, e a incidência da insuficiência cardíaca mantém se elevando paralelamente ao avançar da idade da população mundial.A Organização Mundial de Saúde (OMS), definiu a IC como uma das prioridades entre as enfermidades crônicas que necessitam de estratégia especial primaria e tratamento em todo o mundo.

Prevalência

Aproximadamente 23 milhões de pessoas da população mundial são portadores de IC. A prevalência da IC nos países desenvolvidos, como Estados unidos.Alemanha,Franca,Itália,Reino Unido,Japão e Espanha e estimada em 1% a 2% da população. No Brasil, não existe estudos epidemiológicos, mas, segundo o DATA SUS, do Ministério da Saúde, pode-se estimar que cerca de 6,4 milhões de brasileiros sofram de IC.


Tipos de Insuficiência cardíaca

Pode ser aguda ou crônica;

Compensada ou descompensada;

Direita ou esquerda( refere-se ao ventrículo esquerdo ou direito, visto que o coração possui quatro câmara: Átrio e ventrículo esquerdo e átrio e ventrículo direito)

Causas da Insuficiência cardíaca

As causas podem ser: Infarto agudo do miocárdio, Arritmias cardíacas persistente, Hipertensão (pressão alta),alterações nas válvulas do coração, obesidade,doença de chagas, tabagismo,embolia pulmonar,diabete melitus,hipercolesterolêmica (colesterol alto),febre reumática, consumo excessivo de bebidas alcoólicas e doenças da artéria do coração (DAC). Enfim, os estilo de vida das pessoas também determinaram esse processo de adoecimento.

Achados clínicos (Sinais de Insuficiência cardíaca)

A maior parte dos pacientes com IC procura atendimento medico com uma simples queixa de intolerância aos esforços por dispnéia (dificuldade para respirar). A dispnéia e descrita pelo paciente como sensação de progressivo esforço respiratório,podendo ocorrer durante repouso e/ou esforço físico. A fadiga associado ou não a edema (inchaço) principalmente nos membros inferiores, oliguria( redução do volume urinário ), distensão da veia jugular(inchaço da veia que se encontra no pescoço). Ocasionalmente, os pacientes com insuficiência cardíaca de inicio recente sentem dor intensa no quadrante superior direito do abdômen, distensão abdominal( aumento do abdômen por gases ou líquidos), Ausculta da terceira bulha cardíaca (terceira batida do coração), edema dos pulmões, hepatomegalia (aumento do fígado).

OBS: O paciente pode ou não apresentar todos os sintomas, por isso, se você apresentar alguns desses sintomas, procure um medico para investigação.

Diagnostico da IC

O diagnostico e feito através da: Anamnese, exame físico,radiografia do tórax,eco cardiograma,eletrocardiograma, teste ergoespirométrico ( e um teste cardiopulmonar), ressonância magnética. Esses são os principais.

Tratamento da IC

O tratamento inicial consiste em um conjunto de programas educativos enfatizando a orientação desde o paciente ate os membros da família e os profissionais de saúde que ajudam nas modificações necessárias na dieta e no estilo de vida do paciente.

O tratamento medicamentoso : O melhor conhecimento dos efeitos das varias drogas disponíveis vem modificando o grau de importância no tratamento.

Diuréticos, ex: furosemida,hidroclorotiazida;

Inibidores da ECA( enzima conversora de angiotensina ),ex:Enalapril;

bloqueadores dos receptores da angiotensina 2;ex:Losartana;

O tratamento também pode ser cirúrgico (transplante de coração).

Obs: Existem outras drogas que auxiliam no tratamento.

Referencias bibliográficas:

Topol,Eric J. Tratado de cardiologia. 2 edição.Rio de Janeiro:Guanabara Koogan, p 1541. 2005.

Serrano JR, Carlos v,ET AL Tratado de cardiologia. 2 edição:Manolle,p 1029,1040,1055,1065. 2009

Cuide bem do seu coração, e seu coração cuidara bem de você!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário